Informativo

                              
        Orientações para pais e responsáveis


Horário de abertura das salas - entrada: 7h55min
Horário de início das aulas: 8h
Horário de saída: 12h10min


·   Atrasos eventuais: será registrada a ocorrência no SAE sobre a criança que chegar após às 8h, essa deverá aguardar no saguão, acompanhada do Assistente de Alunos, até a troca de período subsequente, só podendo entrar na sala de aula após esse horário, com o bilhete de atraso. Em ambos os casos a criança receberá falta correspondente aos períodos perdidos, uma vez que a chamada é conferida no início de cada período.

·   Atrasos sistemáticos: será marcada entrevista com os pais/responsáveis, ou, em casos de reincidência frequente, a situação será comunicada ao Conselho Tutelar.

·   Faltas: sempre que possível comunicar a professora, com antecedência, via agenda, sobre faltas previstas. Caso a criança necessite faltar por mais de três dias consecutivos, solicitamos que a família comunique a escola via agenda ou telefone e envie justificativa (atestado) no retorno à escola.

·   Saídas da escola antes do término da aula (12h10min): somente será possível mediante comunicação prévia da família, via agenda, com o horário em que o aluno será retirado da escola, motivo, e o nome do familiar/responsável com quem estará autorizado a sair. O funcionário do SAE retira o aluno de sala de aula e o encaminha ao familiar/responsável que aguarda no saguão e assina o livro de ocorrências.

·   Uniforme: recomenda-se o uso do uniforme diariamente; nas saídas de campo o uso é obrigatório (pelo menos a camiseta). Este deve estar devidamente identificado (bordado ou marcador permanente). Informações sobre a venda dos uniformes: no saguão da escola, com COPAME.

·   Materiais: devem ser adquiridos de acordo com a lista (disponível no site da escola).

·   Material de uso individual: deverá ser providenciado pela família para uso desde o primeiro dia de aula e deverá estar devidamente identificado e ser reposto sempre que necessário.

·   Material de uso comum: devem ser entregues para a professora Polivalente ou outro professor da Equipe, devidamente identificados.

·   Lanche: será oferecido gratuitamente, no refeitório da escola. No caso de lanche caseiro, a criança somente poderá degustá-lo no horário do lanche e no refeitório, com os demais colegas. Exceção: aniversários. A equipe de professores/Direção poderá modificar o local do lanche em função das condições climáticas. Somente os pais/responsáveis poderão adquirir alimentos na Cantina (bar) da escola antes do início das aulas, e não será permitido o deslocamento dos alunos para a compra ou retirada de lanches nesta em horário de aula. Caso optem por não comer o lanche oferecido pela escola, enfatizamos a importância de trazerem lanche caseiro e saudável, evitando refrigerantes, salgadinhos, frituras, bolachas recheadas e guloseimas em geral.

·   Aniversários: devem ser agendados e combinados previamente com as professoras das turmas. Estes ocorrerão no horário do lanche.

·   Agenda Escolar: será entregue gratuitamente. A agenda é o meio de comunicação oficial entre Família e Escola. Faz parte do material escolar individual e deverá ser consultada diariamente pelas famílias. Até a entrega desse material, os comunicados seguirão no caderno ou bloco dos alunos.

·   Telefonemas: solicitamos aos pais evitar telefonemas para os telefones pessoais dos professores.  Em casos de emergências, entrar em contato com a escola ou com a orientação educacional pelo telefone 3308.6983.

Regras de convivência: valorizamos e estimulamos as práticas de atitudes e comunicação respeitosas entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar. Para tanto, procuramos construir um ambiente no qual a convivência seja saudável e propício a aprendizagens. Chicletes são considerados guloseimas, portanto, seu consumo não será permitido em sala de aula. Os aparelhos eletrônicos (celulares, tablets, etc) deverão ficar guardados na mochila, no modo silencioso, durante as aulas. No horário do recreio, os alunos poderão fazer uso dos aparelhos, exceto para ligações. Caso seja necessário contato com a família, este deverá ser realizado pela escola, através de telefone fixo que é de uso exclusivo dos assistentes de aluno. A escola não se responsabilizará pelo uso ou extravio desses aparelhos, bem como demais objetos de valor. O uso indevido dos mesmos resultará no seu recolhimento e devolução somente à família/responsáveis.
·   Segurança: cabe às famílias reforçar diariamente as orientações de segurança quanto à circulação na escola. Os alunos somente poderão deixar o prédio B se acompanhados de um professor ou responsável, incluso para deslocamento a oficinas e aulas fora do prédio B. Os alunos do quinto ano farão os combinados necessários com o professor polivalente.

·   Procedimento de saída: os alunos poderão deixar o saguão do prédio B, no horário de saída, acompanhados por um responsável.  No caso dos alunos que fazem uso do transporte escolar, visando a segurança, o deslocamento deverá ser realizado seguindo os combinados entre família e o prestador de serviço. Os alunos que permanecerem na escola após 12h10min deverão permanecer junto às assistentes de aluno, no saguão do prédio B. Reforçamos a importância dos alunos não permanecerem sozinhos na frente da escola, uma vez que o portão fica aberto e a circulação se intensifica nesse momento. 

·   Dia do brinquedo: é permitido que as crianças tragam brinquedos somente nos dias combinados em cada turma e nos dias de chuva.

·   Atendimento aos pais/responsáveis: os pais/responsáveis só poderão ser atendidos pelos professores quando agendarem previamente uma entrevista com a Orientação Educacional. Esse agendamento deve ser feito, prioritariamente, através da agenda escolar.


              __________________________________________________________

Período de Adaptação

O processo de adaptação da criança na escola implica uma série de mudanças na vida familiar, o que pode gerar ansiedade e tensão, causando manifestações na criança, o que é absolutamente normal; trata-se da forma encontrada pela criança para traduzir seus sentimentos. Quando ajudada pelos pais e professores, a criança facilmente superará esse processo.

Assim, como forma de auxiliar o aluno nesse momento e no desenvolvimento de sua autonomia e autoconfiança, recomendamos aos senhores pais que permitam que seus filhos sigam desacompanhados do saguão do prédio B até suas salas a partir da segunda semana de aula, isso reforça a confiança da família na escola, e vice-versa, proporcionando à criança a sensação de ser capaz de se desenvolver autonomamente e a facilitação do processo de adaptação. Após esse período, os pais devem encaminhar seus filhos a partir do saguão do prédio A. Caso haja alguma dificuldade no processo de adaptação do aluno, deve-se procurar a Orientação Educacional e a professora polivalente.
             __________________________________________________________

O que é o Projeto Unialfas?

O Unialfas é um projeto institucional desenvolvido no CAp/UFRGS que propõe práticas pedagógicas alternativas ao integrar alunos dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos interesses das crianças e do prazer em aprender em grupo, da reflexão e da construção conjuntas. Compreende os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos), atendendo crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, em média.

Além das professoras Polivalentes (referência), contamos com aulas especializadas nas áreas de Educação Física  e de Multilinguagens - Educação Musical, Línguas Estrangeiras (Espanhol de Inglês), Artes Visuais, e Teatro. Também há na grade curricular horários destinados a Oficinas e Iniciação Científica.

 ____________________________________________________

Equipe de professores Unialfas




Polivalência

1º Ano - Fernanda Lanhi
2º Ano - Débora Ferrari Martinez
3º Ano - Fernanda Deitos
4º Ano -  Luciane Leite e Mayara Costa da Silva 
5º Ano  - Tanise Muller



Especializados

Música  - Juliana Pedrini e Martha Paz
Artes Visuais - Fernanda Gassen
Educação Física - Ivan Corrêa e Simone Romani
Língua Estrangeira/Inglês - Claudia Jaskulski
Língua Estrangeira/Espanhol - Laura Mansur
Teatro - Sofia Ferreira

Educadora Especial - Tasia Wisch
                            
_______________________________________

Telefones Úteis


SAE/Sala dos Professores Bloco B: 3308-6983

Direção do CAp: 3308-7120

Secretaria do CAp: 3308-7123/6977

Orientadoras Educacionais: 3308-9968 ou 3308-6983


_______________________________________



Equipe de Apoio

Orientadora Educacional - Virginia Dornelles Baum 
Psicóloga - Jaqueline Portela Giordani
Fonoaudióloga - Clarice Lehnen Wolff
Assistentes Sociais - Betina Graeff /  Vanessa Saggin
Técnica de Enfermagem – Ana Flávia Alves
Assistentes de Aluno – Claudia Gomes / Gabriela Schiller

Nutricionista – Cristine Medeiros


________________________________________


Mantenha-se informado das nossas atividades:


http://www.ufrgs.br/colegiodeaplicacao

http://capunialfas.blogspot.com.br/

http://oficinalfas2017.blogspot.com.br/
  http://multilinguagens2017.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário